No mês de junho deste ano, a ILK Consultoria avançou em mais uma etapa dos grandes desafios a que se propõe: aprimorar suas relações nos mais diversos segmentos empresariais, a fim de levar aos seus clientes, metodologias adequadas para melhorias em seus estabelecimentos comerciais. A partir deste mês participa como associada do CDL / Caxias do Sul(Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul).
A empresa ao contratar um colaborador, entende que essa pessoa irá contribuir para o seu sucesso. Ela observa tanto as qualidades intelectuais no campo cognitivo, quanto as competências de resolução de situações do cotidiano com equilíbrio de emoções, no cenário da subjetividade.
As habilidades, competências e atitudes são objeto de estudo da psicopedagogia. Visam incrementar o desempenho na aprendizagem de indivíduos de qualquer idade e nos mais diversos ambientes. Ela aponta que a aprendizagem se dá a partir do que é conhecido, desconhecido ou não reconhecido.
Intervém na aprendizagem e na relação do sujeito com o conhecimento a partir do que observa no esquema de ação do sujeito e nas repetições desse esquema e de suas significações. Tem o objetivo de promover a criatividade por meio do uso de objetos transicionais, para que os sujeitos possam representar seus esquemas, ressignificando o seu não aprender.
No contexto institucional a psicopedagogia acompanha os processos internos da instituição e de seus colaboradores. Contribui para a construção de estratégias de intervenção coletiva, visando melhorias nas relações interpessoais, incentivando a autoria, a autonomia e o protagonismo individual. Auxilia na identificação, construção ou reconstrução, da identidade de profissionais e da instituição.
A psicanálise por sua vez, se dedica ao estudo do inconsciente e suas implicações na história de cada sujeito a partir do cotidiano de suas vidas. Entende a aprendizagem a partir das construções das teorias sexuais infantis. Analisa a história do sujeito a partir das suas vivências, utilizando a linguagem na forma de narrativas para compor a estrutura psíquica dos sujeitos e tecer novas possibilidades de conviver com suas histórias de vida. Auxilia na possibilidade de compreensão de suas fragilidades e reforça a capacidade de conviver no coletivo de forma mais saudável apesar delas.
A Psicanálise contribui para a Psicopedagogia quando remete às questões da linguagem, dos significantes, do olhar e da escuta aos sujeitos implicados no ato de ensinar e aprender.
Ao identificar como os sujeitos aprendem, a partir das modalidades de aprendizagem, há uma qualificação das suas potencialidades e melhor direcionamento das fragilidades. O colaborador percebe que apesar de suas fragilidades, do qual ele fica numa posição de aprendente, também tem potencialidades das quais pode se colocar como sujeito ensinante. Essa nova condição de olhar para suas singularidades produz efeitos terapêuticos na sua vida pessoal e profissional. O sucesso é de todos. Numa linguagem empresarial diria, tanto da pessoa jurídica quanto da pessoa física.
Izabel Ludwig
Psicanalista e Psicopedagoga